24 de jan. de 2011

Isopor pode ser 100% reciclado.

Ele está presente em nossas vidas de diversas formas, seja na bandeja de alguns produtos no supermercado ou na proteção da TV nova. O isopor, nome comercial do poliestireno expandido (EPS), é um material essencial nos dias de hoje, mas o que pouca gente sabe é que esse tipo de plástico pode ser 100% reciclado.

Mas o que acontece com o material após o uso?

Por não saber da possibilidade de reciclagem, muita gente nem cogita separar o isopor junto com os demais recicláveis, como vidro, papel e metal. Uma pesquisa feita pela empresa de embalagens Meiwa, de São Paulo, apontou que apenas 7% dos brasileiros sabem que o isopor é totalmente reciclável.

Como consequência, o material acaba indo parar no lixo comum e segue para os aterros e lixões de todo o país. Apesar de não possuir substâncias que poluam o meio ambiente, o isopor pode dificultar a decomposição de materiais biodegradáveis e impedir a penetração da água no solo.

A solução, portanto, é a reciclagem.

A reciclagem mecânica é a forma mais comum de reaproveitar o material. Quando o isopor chega ao local da reciclagem, os EPS são triturados, derretidos e granulados, voltando a ser uma matéria prima na fabricação de diversos produtos: molduras para quadros, objetos decorativos, solado plástico para calçados, brinquedos e até insumo para concreto leve. O isopor reciclado só não pode ser utilizado para embalar alimentos.

Agora que você já sabe que o isopor pode ser reciclado, nada de jogá-lo no lixo comum. Após o uso, lave-o e jogue-o no coletor vermelho, próprio para plásticos.

Fonte: Portal EcoD - www.ecod.org.br

Um comentário: